HERDEIROS DE SATAN. Tecnologia do Blogger.
RSS

TUDO SOBRE ORIXÁS

Descubra seu Orixá

Orixás
Ori = Coroa; Xá = Luz.

Os orixás são seres divinos criados por Oludumaré, nosso Deus único, que o auxiliaram na criação do universo e de todos os seus componentes. A partir daí, eles ganharam a função de intermediários entre o criador e a criatura.



Ewa

Iansã

Logunedé

Nãnã

Obá

Obaluaê

Ogum

Oxóssi

Oxum

Oxumarê

Ossain

Yemanja

Xangô

1-Ewa
Também conhecida como Ìyá Wa. Assim como Iemanjá e Oxum, também é uma divindade feminina das águas e, às vezes, associada à fecundidade. É reverenciada como a dona do mundo e dona dos horizontes. Em algumas lendas aparece como a esposa de Oxumaré e pertencendo a ela a faixa branca do arco-íris, em outras como esposa de Obaluaiê ou Omulu. Seu dia é o sábado, sua cor o vermelho escuro (cristal). Sua saudação é HIHÓ (RIRRÓ)! EWÁ — Orixá dos horizontes e fontes! Conta-se uma lenda, que Ewá era esposa de Omulu, e era estéril, não podendo conceder um filho ao seu grande amado, sofrendo muito por isso. m uma bela tarde, a dona dos horizontes, estava-se a deleitar as margens de um rio, juntamente com suas serviçais que lavavam vários alás (panos brancos). De repente, surge de dentro da floresta a figura de uma pessoa, que corria muito e muito assustado. - Como ousas interromper o deleite da mulher de Omulu, quem é você ? indagou Ewá, sobre a irreverência do rapaz. - Ewa ! não era minha intenção interromper tão sagrado ato, oh! esposa de Obaluaiê! Porém Ikú (a morte), persegue-me a vários dias e preciso escapar dela, pois tenho ainda um grande destino a seguir.



2-Iansã
É a divindade dos ventos e das tempestades .É a terceira esposa de Xangô. Guerreira e Valente . Suas cores são o vermelho eo branco. Ora se apresenta com uma velha ora como uma jovem.
Sua festa é dia 4 de dezembro . Seu dia é sexta feira . Corresponde a Santa Bárbara. o orixá feminino que juntamente com xangô pode provocar as mais terriveis tempestades . Elas porém não devem ser encaradas com uma punição , e sim como extravasar do temperamento de Iansã: incontrolavel.
Arquetipicamente, corresponde a uma versão masculina de xangô : como ele , é orgulhosa , determinada , inabalável em seus propósitos e atitudes honesta em suas declarações e vital em todas as suas manifestações.A alegria é sua marca principal , assim como a sociabilidade ; Iansã tanto divide as alegrias e o prazer quanto o sofrimento, quando fica dificil para todos que o cercam.
É a dona das almas dos mortos , presentiada por Obaluaê.
Esta deusa oferece muito otimismo e ainda auxilia nas grandes paixões , possui um espirito como nenhum outro e ama a liberdade acima de qualquer coisa , é alegre e esta sempre de bem com a vida.


3-Logunedé
A única divindade hermafrodita do panteão. Vaidoso como oxum e astuto como oxossi. Vive no âmago das florestas, em clareiras à beira de rios. Grande caçador , usa ofá (arco e flecha) quando caça, e abebé (leque) em seus momentos de vaidade. Dorme nas profundezas dos rios e banha-se nele para manter a fartura da pesca.
Arquétipos:
Inconstantes e indecisos, refletem o caráter dualístico da divindade.
Encontram dificuldade em situações onde é preciso se definir. Por isso, além de carinhosos, amorosos e sensuais, são alternadamente, frios e calculistas. Bonitos, orgulhosos e vaidosos; são ao mesmo tempo
Reservados e um pouco calados. Ciumentos e um tanto solitários e discretos; são ao mesmo tempo pessoas atraentes e sedutoras.


4-Nãnã
É o orixá mais velho das águas , das chuvas.
Suas cores são o azul eo branco , seu dia votivo é quarta-feira ( terça em alagoas). Sua festa é dia 26 de julho . Corresponde a Nossa senhora de Sant'anna ( avó de Jesus)Orixá feminino de origem daomeana , incorporada pela cultura yorubá . Sempre vista como uma entidade severa , incapaz de fazer brincadeiras , cabe a ela recolher e proteger os mortos , que por seu intermédio serão modifciados para novamente poder nascer. No culto Daomeano nãnã ocupava uma posição hierarquica que se aproxima a oxalá! É a deusa da lama e do fundo dos rios .
Associada a fertilidade , á doença e a morte , é a orixa mais velha de todas e por isso muito respeitada.Sua atitude costuma ser severa , mas é determinada naquilo que se propõe a fazer . Também costuma agir com rigor na hora de tomar decisões . Mas este orixá oferece segurança e jamais aceita uma traição.As pessoas consideradas filhas de nãnã são geralmente calmas , sérias e introvertidas , seguras e equilibradas em tudo o que fazem , gostam de ajudar as pessoas , agindo com gentileza e muita dignidade . Quando precisam desenvolver algum trabalho , mesmo que exija rapidez . Sabem usar da paciência como se tivessem todo o tempo do mundo para executá-lo!



5-ObáObá, é uma das mulheres de Xangô, Orixá guerreira, que por ser fisicamente forte, é muito respeitada pelos Orixás masculinos; Quando Obá se tornou mulher de Xangô surgiu grande rivalidade com oxum, a qual lhe pregou grande peça que lhe custou a perda de uma das orelhas. Obá reponde pelos amores com perturbações, ciúmes, desonra e falsidade. Para nós aqui no Rio Grande do Sul ela é a dona da navalha, do corte, da roda e da direção. É protetora dos motoristas, as seguranças para automóveis são feitas para Obá; é dona também do enxume. È o Orixá feminino associado as lutas, seu ritual se perdeu com a falta dos antigos sacerdotes, não é muito fácil encontrar filhos de Obá.
Seu dia da semana na nação Ijexá é segunda-feira, sua cor é o marrom é sincretizada com Santa Catarina.



6-Obaluaê
Também chamado de Omulú , éo mais temido dos orixás. Comanda a saúde e a doença , seu dia é segunda -feira , suas cores: vermellho , branco e preto. Come milho branco e pipocas . Corresponde a São Benedito.Orixá que impõe respeito ou até medo , é o responsável pelas epidemias , segundo os mitos , como uma forma de castigos coletivos , éo médico dos pobres.Obaluaê ou Omulú mostra-se sombrio e terrivel e , se não for cultuado corretamente pode se enfurecer , e enviar violentas moléstias.É filho de nãnã e oxalá , tem personalidade timida e vingativa . Obaluaê também é envolvido com uma certa dose de mistério. Ele tem o poder sobre a doença , tanto para traze-la quanto para afasta-la. Omulú traz uma menssagem de destruição a terra , caso as pessoas não sigam determinadas regras de conduta.
Mesmo com a representação negativa deste orixá , os filhos de obaluaê são pessoas de raciocinio brilhante , vivem sempre com o pé atrás em suas relações amorosas e procuram preservar seus momentos íntimos.A caracteristica fisica mais marcante de seus filhos é a impressão de pessoas frágeis , como o próprio orixá . Com os amigos fazem sempre questão de manter um clima de intensa confiança , fidelidade e harmonia



7-Ogum
Deus da guerra e da luta . Seu simbolo é a espada de ferro . Sua cor é o azul escuro Come bode e galo . Seu dia é Terça-feira . Corresponde a Santo Antonio na Bahia.
É protetor dos militares e combatentes em geral.Depois de exu , Ogum é o orixá que esta mais próximo dos homens . Um dos deuses do panteão africano mais cultuado no Brasil , é geralmente invocado aqui como entidade de guerra. Na África porém , acha-se também ligado ao ferro , a agricultura e a caça.
Como guerreiro e ferreiro mostra-se violento, temperamental , capaz tanto da cólera mais terrivel como da vida simples , não faz nenhuma questão do luxo e da comodidade.É filho de Oranhiã e Yemanjá. Uma série de profissionais são relacionados a este orixá , como barbeiros , marceneiros , carpinteiros , escultores , mecânicos , metalúrgicos , motoristas , engenheiros , entre outros.
Seus filhos são conquistadores e impulsivos , apreciam novidades e não gostam de se fixar num mesmo lugar , pois adoram correr o mundo.
Embora tenha grande paixão pela conquista de novos territórios . Ogum dispensa do bom grado o exercício do poder e a ordem hierárquica.



8-Oxóssi
Rei do Ketu . Deus da caça, das florestas. Seu símbolo é o arco e a flecha . Usa chapéu de couro e um rabo de boi na mão. Suas cores: Verde . Seu dia votivo é quinta -feira , corresponde a São Jorge na Bahia e a São Sebastião nos demais lugares. Segundo as lendas Oxóssi era filho de Yemanjá e Oxalá , estando fundamentalmente ligado à caça e aos animais selvagens . Com o irmão Ogum tinha em comum o gosto pela vida ao ar livre , o culto ao próprio individualismo e a determinação para qualquer combate , porém enquabto Ogum se sentia livre , enquanto trilhava as estradas em busca de novos reinos para conquistar . Oxóssi prefiria lutar sozinho contra as feras da floresta , providenciando alimento para a tribo.
As pessoas que nascem sobre a proteção de Oxóssi , são calmas audaciosas e geralmente muito amigas . Além disso , são também simpáticas e atenciosas esse santo é grande aliado para quem deseja ter harmonia na vida .Seus filhos tem grande capacidade de concentração e atenção, aliados a uma firme determinação e paciência para alcançar seus objetivos , eles sofrem por causa de falsas amizades , pois são muito verdadeiros e leais!



9-Oxum
Oxum é a mãe da agua doce aoorixá feminino que atua sobre o baixo ventre do corpo humano , miticamente , está associada á figura de uma mulher coquete e sensual , ( porém mais moderada que iansã). Aprecidadora dos prazeres e de tudo que é belo e caro. É também , a senhora do ouro , seu estereótipo , é o das mulheres que querem subir na vida e , ao mesmo tempo , serem felizes em suas conquistas. Para elas , o conforto , o bom gosto e um toque aristocrático em tudo são essenciais.
Suas qualidades são comparadas aos rios calmos ( seu elemento) , doces e tranquilos na superfície , desconhecidos e potencialmente cheios de armadilhas no fundo. Diplomáticos e cuidadosos seus filhos medem bem o que falam e evitam os atritos frontais sempre tratando de seus interesses com cuidado e sutileza.
Assim , como ela , seus filhos são amorosos , românticos e muito apegados a familia e ao lar , como detestam brigas , fazem de tudo para viver na mais perfeita harmonia.
Oxum também pode ser invocada para todos os assunto relacionados a maternidade.
Muitos sentimentais seus filhos se emocionam facilmente e por qualquer motivo.



10-Oxumarê
exótico e o mistério são os seus domínios. Tudo nele é repetitivo, variando apenas as formas, como no ciclo da chuva: a água que evapora, retorna como chuva. Ou como no universo dos corpos celestes, onde a lua, o sol, a terra e os demais astros e planetas executam os seus movimentos com metodicidade harmoniosa.
No ciclo "vida e morte", ele também está presente; e seu símbolo mais forte é o da cobra mordendo a própria cauda, numa atitude que representa o ciclo vital: vida, morte e renascimento.
A marca mais evidente de oxumaré é o arco-íris, de quem é senhor.
Arquétipos:
São persistentes e pacientes, não medindo esforços para atingirem seus objetivos. São generosos ou avaros, conforme a situação econômica em que se encontram. Agitados e observadores, procuram constantemente o equilíbrio e a harmonia. Suas grandes forças são a eloqüência e a inteligência, armas que usam com muita habilidade em situação de ataque ou defesa.



11-OssainÉ o nosso médico da Religião Africana, é o dono das plantas medicinais, sua importância é fundamental nos ritos africanos desde uma simples lavação de cabeça até o assentamento de orixás começam com o uso de suas ervas.
Geralmente os filhos de ossain tem as mãos boas para fazer trabalhos para cura de enfermos, seus filhos tem caráter equilibrado, capazes de ouvir e dar bons conselhos.
Todas as ervas, chás, folhas e vegetação pertencem a Ossain; é ele quem libera a propriedade mágica das folhas. Sua cor é o verde claro, seu dia da semana na nação Ijexá é segunda-feira.



12-YemanjaTambém conhecida como: Rainha do Mar , Princesa de Aiocá , Inaê , Janaina , Oloxum , é a Senhora das águas salgadas. No sincretismo corresponde a Nossa Senhora da Conceição.
É a esposa de Oxalá , mãe de todos os orixás , sua festa é dia 2 de fevereiro . Suas cores são o azul eo branco. Seu dia é Sábado , Gosta de comer cabra e milho branco.
Por ser considerada a mãe de todos os orixás está sempre procurando dar ajuda aqueles que necessitam. Sensivel e sensual , é capaz de compreender o mal que aflinge o coração das pessoas, dando-lhes o conforto que necessitam. Algumas lendas contam que Yemanjá gerou pelo o menos 15 orixás.
Seus filhos são considerados bastantes gentis e leais , porém sua personalidade pode mudar de uma hora pra outra . São ainda vaidosos , ambiciosos e adoram o luxo . Com os amigos geralmente são capazes de qualquer sacrificio em nome de uma boa amizade mas se forem traidos mudam de idéia radicalmente.


13-Xangô
É o deus das trovoadas , raios , chuvas e tempestades . Sua festa é dia 30 de Setembro . Seu dia é quarta -feira , suas cores o vermelho e o branco , o machado éo seu simbolo.
Foi marido de tres mulheres : obá , oxum e iansã.
O cágado eo caruru são suas comidas preferidas. Corresponde a São Jeronimo e São Pedro. É uma figura sólida , tanto por esse papel( justiça) , tanto pelo elemento a ele associado : a pedra . Esta é a imagem a ele associada , onde tambem se destacam certa vaidade e elegancia e uma grande força magnética dos que se sentem que tem poder sobre os outros e geralmente alcançam o que querem.
Deus do fogo , diz a tradição que foi rei de oyó , cidade da Nigéria . É viril , violento e justiceiro . Castiga os menstirosos e protege advogados e juizes.
É filho de Yemanjá e Oranhiã. As pessoas que tem sua proteção podem ser considerar vencedoras , costumam tomar decisões certeiras graças a audácia e a justiça que possuem. Gostam de receber elogios pelas coisas que fazem!


COMIDAS DE CADA ORIXÁ.



  • Comida para Exu - Material Necessário: Farinha, Azeite-de-Dendê, Mel de Abelha, Milho Branco, Figado, Coração e Bofe de Boi, Cebola, Camarão Seco Socado, Um Oberó

    Maneira de Preparar:
    Mi-Ami-Mi : É a farofa amarela ( farinha misturada com Azeite-de-Dendê ).
    Padê Branco : É a farofa de Mel ( farinha de mandioca misturada com mel de Abelha ).
    Acaçá Branco: O acaçá feito de milho branco de canjica, moído e enrolado na folha da bananeira depois de cozido.
    Eram: Figado, coração e bofe de boi, cortados em pedaços muídos, misturados com Azeite-de-Dendê, camarão seco socado e cebolas cortadas em rodelas, num oberó.
  • Comida para Ogum - Material Necessário:Inhame, Azeite-de-Dendê, Mel de Abelha

    Maneira de Fazer:
    Frita-se o inhame na brasa. Depois disso, descansa-se e tempera-se no Azeite-de-Dendê e o mel de abelhas.
    ERAN - O Eran de Ogún é feito com miúdos de boi, cortados bem pequenos e cozidos no Azeite-de-Dendê. Depois, eles são passados num refogado de cebola ralada e estão prontos.
    EFUN - Farofa de mel - mistura-se a farinha de mandioca com mel de abelhas e pronto. Pode-se colocar num Oberó, nos pés de Ogun, ou nas estradas, pedindo a Ogun que adoce os seus caminhos e suas estradas.
  • Comida para Odé ou Oxossi - Material Necessário: Milho Vermelho, Côco, 1 Oberó

    Maneira de Fazer:
    Axoxón - É a comida mais comum de Oshóssi - cozinha-se o milho vermelho somente em água, depois deixa-se esfriar, coloca-se num Oberó e enfeita-se por cima com fatias de côco.


  • Comida para Omulu e ObaluayiêDoburu
Material Necessário:Milho Alho ( para pipoca ) ou milho vermelho, Areia da praia

Maneira de Fazer:
Numa panela quente com areia da praia, estourar o milho e está pronto o doburu.
Outras Comidas:
Material Necessário:Feijão Preto, Cebola, 1/2 K de Camarão Seco, Azeite-de-dende

Maneira de Fazer:
Cozinha-se o feijão preto, só em água, e depois refoga-se cebola ralada, camarão seco e Azeite-de-Dendê.



  • Comida para Ossain - Material Necessário:Batata-doce, Cebola, Azeite-de-Dendê, 1 Oberó

    Maneira de Fazer:
    Cozinha-se a batata-doce só em água. Depois, descança-se e amassa-se feito purê. Ai, mistura-se num refogado de cebola ralada com Azeite-de-Dendê, e coloca-se tudo num oberó.

  • Comida para Oxumaré - Material Necessário:Feijão Fradinho, Milho Vermelho, Cebola, Azeite-de-Dendê
    Maneira de Fazer:
    Cozinha-se o feijão fradinho em água. Separado, cozinha-se o milho vermelho também em água. Depois, juntar o feijão e o milho, num refogado de cebola ralada com Azeite-de-Dendê.
    Nota: Oshumarê e Ewá comem juntos. Oshumarê é a cobra macho e Ewá a cobra, chamados no Jejê de Dan-Bessén ou Azaundô.
    Material Necessário: Milho Vermelho, Feijão Fradinho, Azeite-de-Dendê, Camarão Seco, 1 Oberó, 1 Inhame ( grande ), Ovos Cozidos, 1 Côco, 1 Litro de Mel
    Maneira de Fazer:
    Cozinha-se o milho só em água. Separado, cozinha-se o feijão fradinho, também só em água. Refoga-se o feijão com Azeite-de-Dendê, cebola ralada e camarão seco socado. Coloca-se o feijão em metade de um oberó e, na outra metade o milho vermelho. Frita-se um inhame e coloca-se por cima em fatias, em volta, enfeita-se um ovos cozidos em rodelas, fatias de côco e coloca-se bastante mel de abelha por cima.

  • Comida para Oxum- Material Necessário: Feijão Fradinho, Cebola, Camarão Seco Socado, Azeite-de-Dendê, 08 Ovos Cozidos

    Maneira de Fazer:
    Cozinha-se o feijão fradinho só em água. Em seguida, tempera-se num refogado de cebola ralada com camarão seco socado de dendê. Coloca-se em uma tigela e enfeita-se por cima com 8 ovos, descascados.

  • Comida para Yemanjá- Material Necessário: Peixe de Qualidade Vermelho, Azeite Doce, Camarão Seco Socado, Cebola Ralada

    Maneira de Fazer:
    Cozinha-se o peixe em refogado de azeite Doce com camarão seco socado e cebola.

    DIBÓ
    Material Necessário:Canjica Cozida, Azeite Doce, Camarão Seco Socado, Cebola Ralada

    Maneira de Fazer:
    Cozinha-se a canjica, tempera-se com azeite doce, camarão seco socado e cebola ralada.

  • Comida para Iansã- Material Necessário:Feijão Fradinho, Camarão Seco Socado, Cebola, Azeite-de-Dendê

    Maneira de Fazer:
    Coloca-se o feijão fradinho de molho em água, para descansá-lo cru. Depois, moesse o feijão e mistura-se com a cebola ralada, camarão seco socado e deixa-se a massa descansar, coberta por um pano ou uma pedra de carvão no meio. Depois, bate-se bem a massa para dar ponto, e fritam-se bolos tirados com a colher, no Azeite-de-Dendê bem quente.

  • Comida para Xangô - Material Necessário:12 Quiabos, 1 Litro de Mel, Azeite-de-Dendê, Água, Carne de Peito

    Maneira de Fazer:
    Cortam-se os quiabos em pedacinhos bem pequenos, depois tempera-se com cebola ralada, camarão seco socado e azeite-de-Dendê. Cozinha-se bastante e depois mistura-se com rabada, ou carne de peito cozidos, cortadas em pedacinhos.

  • Comida para Oxalá - Material Necessário: Canjica Branca, 1 Litro de Mel, Algodão, Água

    Maneira de Fazer:
    Cozinha-se a canjica somente em água. Depois de bem cozida, coloca-se numa vasilha branca, coloca-se bastante mel de abelhas e cobre-se com algodão.
    ACAÇÁ

    Material Necessário:Canjica Branca, Folha de Bananeira

    Maneira de Fazer:
    Moesse o milho de canjica, cozinha-se até dar até dar o ponto de ficar bem durinho e enrole os bolinhos na folha da bananeira.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: